quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ola Amigos!
Ando tão sem tempo,que a dias não chego perto do
computador.Hoje consegui um tempinho para ver meus
E-mail e entrei no facebook,e li um post do Padre
Zezinho muito legal e resolvi postar para compartilhar
com vocês,este texto é para nós catequista .

DOIS JOELHOS, DOIS OLHOS E DUAS MÃOS

Você já percebeu onde quero chegar com este título. Para bom entendedor poucas palavras bastam. Se se der ao agradável e necessário trabalho de ler outra vez a Catechese Tradendae, o Documento 84 de CNBB Catequese com Adultos e o Documento de Aparecida, então entenderá o porquê dos joelhos, o porquê dos olhos e o porquê das mãos.

1-Sem prece não se comunica Jesus com humildade – 2-Sem leituras da fé não se aprende o suficiente para comunicá-lo. 3-Sem compromisso de libertação e de solidariedade nossa pregação se torna um sonoro bla bla bla.

Joelhos que oram, olhos que estudam e observam, mãos que apoiam e ajudam: eis a proposta de uma igreja que se pretende uma catequese renovada. Os textos são tantos que dariam cada qual mais um documento sobre ORAR PARA ANUNCIAR sobre ESTUDAR PARA ANUNCIAR e sobre SERVIR ENQUANTO ANUNCIAMOS.

Aos jovens sugiro que conheçam

a) A BÍBLIA
b) O CATECISMO ( CIC) e o YOUCAT
c) O COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL
d) OS DOCUMENTOS DO CELAM
e) OS DOCUMENTOS DA CNBB
f) LIVROS DE CATEQUESE
g) LIUVROS DE TEOLOGIA
h) LIVROS DE SOCIOLOGIA
i) LIVROS DE PSICOLOGIA
j) LIVROS DE ANTROPOLOGIA
k) LIVROS DS HISTÓRIA UNIVERSAL
l) LIVROS DE HISTÓRIA DA IGREJA

Aos que leem mais sugiro que conheçam os livros de Bento XVI. Jacques Attali, Jean Baudrillard, Zigmunt Bauman. Karen Armstrong, Niall Ferguson e outros autores que abordam as incoerências, mas também as esperanças do mundo. São autores abrangentes. Abordam comportamentos de indivíduos e de comunidades inteiras. Dissecam o nosso tempo e mostram de onde vem vindo e para onde está caminhando a humanidade.

Segundo Bento VXI não podemos fazer média com o mundo, nem cair num perigoso relativismo, mas podemos ser pessoas convictas sem cair em iluminismos, fanatismos e fundamentalismo e estéreis, típicos de quem entrou e sístole e não consegue, nem a pau, viver a diástole da alma.

Fecham-se no seu grupo, na sua igreja, no seu pregador preferido. Não sabem orar com os outros, não cantam com os outros, não pensam juntos. Não compram nem leem os livros dos outros. Pregam para os outros, mas não gostam de ouvir outros pregadores. Convidam os outros para seus lugares de prece, mas raramente comparecem aos encontros gerais da sua igreja. Convocam, mas não se sentem convocados. De tanto preservar sua preciosa comunicação perdem a capacidade de preservar a comunicação eclesial e a comunhão.

Comunicar Jesus Cristo hoje passa pela ascese dos joelhos, das mãos e dos olhos!



( fonte facebook Padre Zezinho)

Um comentário:

  1. Nena

    Venho divulgando, de forma aleatória, o VER DE VIDA, dedicado à causa ambiental; com muitas imagens e textos que podem ser utilizados por professores, alunos, curiosos. O blog foi fechado quando adoeci, naquela época ele tinha mais de 40000 acessos. Agora começamos do zero.

    Um grande abraço. Que você seja muito feliz.

    Cláudio.

    ResponderExcluir