domingo, 9 de dezembro de 2018

Resultado de imagem para advento Advento, tempo de preparação, de espera e de conversão.
 "Essa é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai os caminhos do Senhor endireitai suas
veredas"'Lc3,4.
  Lucas serve´se de um texto tirado do que chamamos de segundo Isaias (40-55), quando um profeta anonimo, possivelmente dissipulo de Isaias, em pleno Exilio da Babilonia (586-538 a.C), num período de escravidão, tristeza e dor, exorta o povo de sua época, de hoje e de todos os tempos,para despir-se do luto e aterarrar os vales, rebaixar montanha e colina, e aplainar os caminhos do Senhor (Cf.Is40,3-5). Só assim 'todas as pessoas verão a salvação de Deus". O que João Batista tem a nos ensinar sobre isso?
 Lucas nos mostra que Deus, em sua infinita bondade, teve misericórdia do seu povo e vai trazer a salvação na pessoa do seu Filho Jesus,que se fez homem e veio morar no meio de nós. Diante de tamanha prova de amor, cabe aos homens e mulheres de boa vontade preparar o caminho do Senhor.João Batista prega "um batismo de conversão para o perdão dos pecados"(Lc3,3).Mostra a todos que o importante não é só ser batizado; faz-se necessário converter-se e praticar as obras de misericórdia e justiça.
Faz-se necessaria uma ação concreta em favor da justiça para aterrar os vales e abismo existente entre os ricos e pobres.
  Rebaixar o orgulho da montanha de nosso egoismo para que haja uma verdadeira partilha do que temos e somos, e e uma verdadeira conversão e mudança de vida para vivermos de acordo com a Palavra de Deus, que aplaina e mostra o verdadeiro caminho do Senhor. Vivendo intensamente nosso batismo, poderemos rezar como o salmista; "Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria".
  O Natal está chegando e Jesus quer novamente renascer em nosso coração. São Paulo diz:"Que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiencia, para dissenirdes o que é o melhor". Que esse Natal não seja apenas mais um, mas que verdadeiramente possamos converter-nos e preparar o caminho do Senhor.
  Somente um amor concreto, em defesa da vida, poderá nos transformar em istrumentos da salvação do nosso deus.
(Pe. Francisco Albertin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário