domingo, 23 de abril de 2017

Um pouco de catequese, 2º domingo da Páscoa

Resultado de imagem para Jesus envia os apostolos em missão  Belo é o tempo da Páscoa.Convida-nos a uma vida nova,à identificação com a pessoa de Jesus, para que sejamos com Ele ressuscitados. É temo de paz e também de misericórdia, pois o Pai em seu Filho Jesus nos resgatou para a vida.
  O evangelho narra de modo simples e ao mesmo tempo de modo tão profundo o encontro do Ressuscitado com os apóstolos, continuadores da missão de Cristo.
  A portas fechadas estão reunidos no cenáculo, estão em oração, mas o medo e a insegurança estão presentes, Jesus vem e lhes oferece algo tão sublime:" A paz esteja convosco",e completa dizendo;" Como o Pai me enviou, eu também os envio". A paz e a missão, dons preciosos, insubstituíveis,que deverão ser assumidas pelos Apóstolos, e por isso Jesus cumpre sua promessa de lhes dar o Espírito Santo:"...soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo..."Anunciar e perdoar, proclamar a misericórdia divina estão intimamente ligados.
  Mas, sempre há dificuldades humanas presentes em nossa vida. Tomé, que estava ausente daquele momento, não acredita no fato que os Apóstolos lhe contaram.Será falta de fé? Será que Tomé está pensando que seja apenas boato? Ou será que ele está dizendo que acredita  porque viu mesmo, e não porque apenas lhe disseram? Certo é que Tomé teve dificuldades para acreditar. sabemos, porem, que ele assume seu ministério e manifesta intensamente sua fé, ao se encontrar com Jesus:"Meu Senhor e meu Deus".
  Certamente também podemos ter nossas dificuldades de fé. Crer é lançar-se inteiramente na verdade e na pessoa de Cristo. Por isso, o próprio Cristo faz tomar uma decisão:  Bem aventurados os que creram sem terem visto! Bem aventurados: essa palavra é muito forte e significativa.
  O que aprendemos hoje com o Evangelho: que precisamos ser misericórdiosos! Que devemos ter um coração aberto e acolhedor! Que nossa missão de cristão se edentifica com a mesma missão de Jesus!
  Temos nossos medos e inseguranças. Com a Graça de Deus, com o esforço contínuo e desejo sincero, não há como não assumir, experimentar e transmitir a vida nova que encontramos na ressureição de Cristo. Anunciar, defender e promover a Vida ameaçada de tantas formas e modos, é o que devemos hoje fazer como cristãos, e em todo e qualquer lugar, usar sempre de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário