terça-feira, 22 de novembro de 2016

Santa Cecília

Resultado de imagem para santa cecília Santa Cecília é padroeira dos músicos e da musica sacra,pois quando ela estava morrendo ela cantou a Deus.
 Cecília seria da nobre família romana dos Metelos filha de senador romano e cristã desde a infância.Ela foi dada em casamento, contra a vontade, a um jovem chamado Valeriano.Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar esse contrato,a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência.Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia. Da alegria geral que estampava no s rostos de todos, só Cecília fazia exceção.A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício,e no coração lhe reinava a tristeza.
 Estando só com o noivo,disse-lhe Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza, "Valeriano, acho-me sobre a proteção direta de um anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queira fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti."A estas palavras, incompreensíveis para um pagão,Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porem , o castigo de Deus.Valeriano ficou "vivamente impressionado"com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade,converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite.Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que ele se tornasse cristão. 
 O prefeito de Roma teve conhecimento da conversão dos dois irmãos.Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptóriamente que abandonassem,sob pena de morte,a religião que tinham abraçado.Diante da recusa formal,foram condenados a morte e decapitados.Também Cecília;teve que comparecer na presença do juíz.
Antes de mais nada,foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados.Cecília respondeu-lhes que os tinha bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que ja tinham achado o destino nas mãos dos pobres. O prefeito Almachius,ao saber enfureceu-se e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagem aos deuses. De fato foi conduzida ao templo
mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião Cristo, que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandorar os cultos aos deuses.Almachius,vendo outra vez frustrada seu estratema, deu ordem para que Cecília fosse trancada e asfixiada pelos vapores d"agua. Cecília teria sido então protegida milagrosamente,e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu.Outros falam que, foi submetida a um banho de agua fervente e que saiu ilesa.
 Almachius recorreu então a pena capital,tes golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco,Cecília mortalmente ferida caiu por terra e, ficou tres dias nesta posição.
 Desde o século XV,Santa Cecília é considerada padroeira da musica sacra,sua festa é celebrada dia 22 de novembro, dia da musica e dos músicos.


Santa Cecília rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário