quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A vocação de ser pai

"No 2º domingo de agosto,é dedicado aos pais.Mas será que atualmente, os pais estão assumindo de fato, sua vocação e missão? Infelizmente,vivemos uma crise na família. Muitas crianças nascem e crescem sem
conhecer ou mesmo saber quem é o seu pai.A presença do pai é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento afetivo dos filhos e para a formação de sua identidade e de seu caráter A figura paterna não pode ser substituída, poia cada um -pai e mãe- tem seu papel específico no lar.Tamanha importância da família constituída entre um homem e uma mulher que Deus,ao enviar seu filho no mundo,quis que ele nascesse no seio de uma família:escolheu para ele um pai e uma mãe.

  A sagrada família é modelo da família.cristã:a imagem de pai está intimamente ligada a São José,assim como a imagem de mãe está ligada a Maria,José, esposo de Maria, pai protetor de Jesus,é um homem justo, isto é,santo .Esta afirmação que o evangelho faz de José: ele é o exemplo de todas as virtudes: Bondade, honestidade, laborioridade, fidelidade, obediência ao plano de Deus a seu respeito.É também exemplo de fé: ele acreditou no plano salvífico do Senhor quando o anjo lhe disse:"José, filho de Davi não temas por receber Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espirito Santo".A partir daquele momento, José acolheu Maria e o menino que estava por nascer.Protegeu o menino da maldade de Erodes.

Trabalhou,de maneira digna e honesta, para que nada faltasse a sua família.Honrou seu lar, sua esposa, educou seu filho,segundo as leis divinas,e ensinou a ele um trabalho: o ofício de carpinteiro.Enfim, assumiu e cumpriu com fidelidade de sua missão de pai e esposo, até que Jesus estivesse pronto para iniciar sua vida publica.

   Ser pai é uma vocação. Exige entrega, sacrifício e renúncia. É doar-se a cada dia pelo bem-estar da esposa e dos filhos. É ser motivo de orgulho para  a família, não pelo que ele contribui materialmente, mas pelo seu papel na construção da família e da sociedade. O verdadeiro pai, biológico ou adotivo, é aquele que ama, cuida e educa para a liberdade com responsabilidade; é aquele que sempre está ao lado do filho, mas que sabe ser firme quando necessário; é aquele que mostra o caminho do bem pelo exemplo e pela palavra; é o amigo das horas alegres e difíceis.

Parabéns a todos os pais. Que São José, modelo de esposo e de pai, inspire todos os homens e os ajude a cumprir essa missão tão desafiadora e ao mesmo tempo tão gratificante."
Arcebispo Dom Raimundo D. Assis, Revista de Aparecida, Agosto 2012

2 comentários:

  1. Linda postagem.
    Tudo no blog é lindo, parabéns.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga Nena,
    Que post lindo...infelismente estamos vivendo um momento
    muito triste nas famílias, cada um se preocupando com si próprio esquecendo dos filhos que teria que ser o motivo e razão de viver dos pais.

    Vamos rezar pelas famílias que infelismente
    ainda não se encontraram verdadeiramente com Deus.

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir