quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ola Amigos!
Hoje estava com um tempinho extra e resolvi fazer algumas visitas
nos blogs amigos, e visitando o blog da Layse  catequese kisds
encontrei ótimas sugestões de encontros . Olhem que legal esse
de Pentecostes,obrigado Layse por partilhar.





Pentecostes - Planejamento do Encontro


Pentecostes, o Espírito continua a missão de Cristo!

Preparando o ambiente:

Disponha sobre a mesa um tecido vermelho e um recipiente com um pouco de azeite. É recomendável misturá-lo com um pouco de perfume.

Oração Inicial:

Convide os catequizandos para rezarem o Salmo 103.

Catequizandos: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra.
Catequista: Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como és grande! Como são belas e numerosas as tuas obras, a Terra está cheia das tuas criaturas.
Catequizandos: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra.
Catequista: Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje, seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!
Catequizandos: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra.

Colocação do Tema:

Leitura Bíblica: Jo 20, 19-23 - Aparição dos Discípulos.

- Evidencie a ação do Espírito na Igreja e na vida do catequizando em força da Páscoa de Cristo. É ele que dá à Igreja, à Palavra e a liturgia a força transformadora.

Aprofundamento do Tema:

        O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o amor do Pai e do Filho. O Espírito e Cristo agem juntos. A primeira efusão do Espírito se dá na tarde de Páscoa, como fruto da morte e ressurreição do Senhor.

         No Primeiro Testamento, quando Deus criou o ser humano, soprou sobre ele, isto é, infundiu nele o seu Espírito. Agora, depois da Páscoa, Jesus sopra novamente sobre os apóstolos reunidos infundindo um novo alento em seus corações. O sopro (hálito) de Jesus Ressuscitado sobre os apóstolos comunica o dom do Espírito: princípio da nova criação e da nova vida. O ser humano é recriado pela força de Cristo e do seu Espírito.

         Jesus Ressuscitado não nos deixa órfãos. Ele mesmo nos prometeu que o Espírito permaneceria com os seus discípulos como penhor de sua volta para o Pai. Além disso: O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse (Jo14,26).

         O Espírito deixado por Cristo tem a missão de continuar no mundo a obra de Cristo. Por isso foi derramado sobre a Virgem e seus Apóstolos em forma de fogo (At 2, 1-13). E o próprio Cristo Ressuscitado disse: Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém... e até os confins do mundo (At 1,8). O Espírito fortalece os apóstolos e os discípulos.

        Assim, a Igreja, liderada pelos apóstolos e formada por todos os que aderiam com fé a Cristo Ressuscitado, continua no mundo os seus gestos salvadores. A exemplo e em nome de Cristo, quando esteve neste mundo, a Igreja acolhe e abençoa as crianças, perdoa os pecadores, cura os enfermos, batiza as pessoas, sacia a fome e participa das bodas. Isso só é possível porque quem atua no tempo da Igreja é o espírito do mesmo Cristo.

        A Igreja, o povo de Deus que confia em Cristo, manifesta a fé em Deus pela força do Espírito Santo. A presença do Espírito Santo faz com que a Igreja seja santa e garante que sua liturgia, o anúncio da Palavra e o serviço da caridade sejam verdadeiros e tornem presente a ação de Deus neste mundo.

       O tempo da Páscoa se encerra com a solenidade de Pentecostes, celebrada cinquenta dias após o domingo da ressurreição. Páscoa e Pentecostes estão estreitamente unidos, requerem-se mutuamente e formam a unidade, "para levar à plenitude os Mistérios Pascais, derramastes, hoje, o Espírito Santo prometido".

Ação ( Agir transformador):

1- A solenidade de Pentecostes abre o horizonte da vida cristã sob a ação do Espírito, que impulsiona cada um de nós a viver, diariamente e ao longo do ano, a entrega e a doação pascal, a exemplo de Cristo.

2- O Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós (Rm 8,11), mas, muitas vezes, limitamos sua ação em nós.

3- Se vivemos pelo Espírito, devemos levar uma vida conforme o Espírito (Gl 5,25).

Celebração

      A cor vermelha, usada nas comemorações litúrgicas do Espírito Santo, indica o fogo do Espírito, que transforma tudo o que toca, e a caridade, que abrasa corações. Vimos que Jesus foi ungido pelo Espírito no seu Batismo, que veio sobre ele em forma de pomba.

      Jesus é chamado de Cristo, o ungido. Na Bíblia, as pessoas são consagradas com o óleo que é sobre elas derramado, sinal do Espírito que age e marca para sempre sua vida. Por isso ele é chamado a Unção Espiritual. O óleo é perfumado , porque exala o bom odor de Cristo, o ungido do Pai.

     O catequista unge a cabeça dos catequizandos, recordando a unção do Espírito e logo após, convida os catequizandos a cantarem a música:

Quando o Espírito de Deus se move em mim


Quando o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi (2X)
Eu canto, eu canto, eu canto como Davi (2X)

Quando o Espírito de Deus se move em mim, eu oro como Davi (2X)
Eu oro, eu oro, eu oro como Davi (2X)

Quando o Espírito de Deus se move em mim, eu luto como Davi (2X)
Eu luto, eu luto, eu luto como Davi (2X)

Quando o Espírito de Deus se move em mim, eu venço como Davi (2X)
Eu venço, eu venço, eu venço como Davi (2X)

Quando o Espírito de Deus se move em mim, eu danço como Davi (2X)
Eu danço, eu danço, eu danço como Davi (2X)


Oração Final:  Oração do Espírito Santo

(fonte Blog Catequese Kids)

Um comentário:

  1. Oi Nena! Vim agradecer sua visita ao meu blog.
    E lendo esse post fiquei maravilhada!
    A preparação tá muito boa.
    E com certeza, o encontro será muito proveitoso.
    O que mais gostei foi a musiquinha do Rei Davi... rsrsrs

    Abração pra você.
    Deus te cuide!

    ResponderExcluir