domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pedindo o bom uso do tempo

Meu Deus,ensinai-me a usar bem o tempo que me deste, a bem emprega-lo e a nada perder.
Ensinai-me a prever, sem me atormentar.Ensinai-me a tirar proveito dos erros passados sem
ficar atormentado pelos escrúpulos.Ensinai-me a imaginar o futuro sabendo que ele não será
como o imagino. Ensinai-me a chorar minhas faltas sem cair no desânio. Ensinai-me a agir sem
me apressar e atuar sem precipitação. Que eu saiba unir a serenidade e o fervor,o zelo e a paz.
Ajudai-me quando começo porque então é que sou fraco.Vigiai minha atenção durante o meu
trabalho. E principalmente completai os vazios de minhas obras.




Quaresma
 Chamado liturgicamente,de tempo de preparação penitencia para a Páscoa,
a quaresma, a exemplo também do Advento, tem dois momentos distintos: o
primeiro vai da quarta-feira de cinzas até o domingo da paixão e de ramos,e o
segundo, até a tarde de quinta-feira santa,quando se encerra então o tempo
quaresmal. O tempo da quaresma é tempo privilegiado na vida da igreja. É o
chamado tempo forte, de conversão e de mudança de vida. Sua palavra chave é
"Metanóia" , ou seja, conversão. Nesse tempo se registram os grandes exercícios
quaresmais: a pratica da caridade e as obras de misericórdia.O jejum, a esmola e a
oração são exercícios bíblicos até hoje recomendáveis, na imitação da espiritualidade
judaica. No Brasil, realiza´se a Campanha da Fraternidade, com sua proposta concreta
de ajuda aos irmãos, focalizando sempre um tema da vida social.
  Seis são os domingos da quaresma, sendo o sexto já o domingo de ramos. Como se
viu no advento, tem também a quaresma o seu domingo da alegria, o 4º domingo, chamado
"Laetare". A palavra quaresma vem do latim "quadragésima", isto é, "quarenta", e está ligada
a acontecimentos bíblicos, que dizem respeito à história da salvação: jejum de Moisés no Monte
Sinai, caminhada de Elias para o monte Horeb, caminhada do povo de Insrael pelo deserto,
jejum de Cristo no deserto etc...

Um comentário:

  1. Nena, que oração mais linda e sábia! Eu rezei contigo. O tema Quaresma também! Parabéns! beijos de linda semana para vc!

    ResponderExcluir